Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização.
Geralmente, um SI é composto de um sub-sistema social e de um sub-sistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do sub-sistema social.
Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas (juntamente como os processos que executam e com as informações e documentos que manipulam) também fazem parte do SI. O SI é algo maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos (e seus agentes) que são executados fora das máquinas.
Isto implica em que pessoas que não usam computadores também façam parte do sistema e, conseqüentemente, necessitem ser observadas e guiadas pelos processos de planejamento e análise de sistemas.
O perigo de não se dar atenção ao aspecto social é que os sistemas automatizados (incluindo o software), não sejam eficazes ou não possam ser utilizados, apesar de estarem funcionando perfeitamente (pelo menos, em ambientes de teste).
No ambiente real, os aspectos sociais interferem e muito no funcionamento do SI. Os processos podem ser modificados em razão de aspectos sociais não bem controlados. Por esta razão, é que existem muitos sistemas que após implantados acabam não sendo utilizados ou até mesmo trazendo prejuízos ou dificultando o trabalho nas organizações.
Um exemplo de tal descuido aconteceu com um supermercado que gastou em torno de 200 mil dólares para informatizar seus caixas (check-out), com o intuito de eliminar as filas. Entretanto, após a implantação do sistema, o que se viu foi que as filas aumentaram. Apesar da rapidez com que os preços são contabilizados, alguns problemas de ordem social acabaram por prejudicar o serviço.
Entre tais problemas, observou-se: a difícil identificação do local onde está o código de barras (funcionário mal-treinado ou etiquetas mal-colocadas), problemas com a leitora ótica (exigindo passar várias vezes o produto para que o código fosse identificado ou mesmo digitá-lo), problemas na passagem do produto pela leitora do código (etiqueta com o código mal colocado, dobrado ou em lugar inacessível), demora no preenchimento de cheques, falta de empacotadores ou mesmo sacolas, etc.
Assim, o Analista de Sistemas deverá também estudar e planejar o sub-sistema social de cada SI. Antigamente, esta era uma função somente do Analista de O&M. Entretanto, hoje em dia parte da função de O&M está sendo incorporada pelos Analistas de Sistemas, formados na área de Informática.
É responsabilidade do Analista de Sistemas definir os objetivos do SI, as informações que o SI manipulará, os processos e pessoas que farão parte do SI, as máquinas que serão usadas nos processos e o inter-relacionamento entre os vários SI’s na organização.
14 comentários:
Um bom administrador, precisa entender o papel dos diversos tipos de Sistemas de Informação existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais, sejam elas desktop ou via web. Eles provocam mudanças organizacionais e administrativas trazendo desafios para administração e é o administrador que identifica quais setores precisam estar interligados. Outro desafio é ter visão ampla, pois na filosofia da administração os administradores são treinados para gerenciar uma linha de produto e não a organização inteira como é exigido pelos sistemas integrados e redes setoriais. Os Sistemas de Informação juntos formam a alma da empresa!!
O bom desempenho de uma empresa ou instituição depende, hoje, essencialmente do fluxo adequado de informações. Em todos os níveis – do operacional ao gerencial –, o acesso aos dados corretos, no momento oportuno, é decisivo para que a organização atinja seus objetivos. Com os avanços tecnológicos acontecendo praticamente a cada momento, pode-se imaginar a importância, neste contexto, dos profissionais de Sistemas de Informação (SI). São eles, afinal, que criam e implantam os programas computacionais que deverão suprir essa necessidade.
Eles provocam mudanças organizacionais e administrativas trazendo desafios para administração e é o administrador que identifica quais setores precisam estar interligados.
Com os avanços tecnológicos acontecendo praticamente a cada momento, pode-se imaginar a importância, neste contexto, dos profissionais de Sistemas de Informação.
As empresa devem suprir essas necessidades do SI...
O sistema de Informação , é uma ferramenta indispensavel para qualquer organização , pois é atraves desse sistema em que nos podemos ,nos manter atualizados,analizar onde estamos errando e em seguida corrigir esses erros , buscando sempre o melhor para uma organização , trazendo dados importantes para a tomada de decisao , me arrisco a dizer que hoje em dia nenhuma organização funciona sem ter um SISTEMA DE INFORMAÇÃO ..
Sistema de Informacao indispensavél para qualquer organizacao , pois é de onde tiramos informacões necessarias para tomada de decisão da organização .
Oi Lu........
Passando aqui pra falar que seu blog esta ótimo!!!!
BeijãooO!!!
Olá...
Nossa acho que o tema de vcs é de extrema importancia, hoje em dia, sem um sitema de informação, é quase impossivel gerencias uma empresa...
Adorei o trabalhu de vcs... fico bem claro!
Bjsssssssss
Realmente o sistema de informação está tão presente nas nossas vidas por meio de equipamentos avançados, sistemas cada vez mais desenvolvidos que acabamos por nos esquecer que os principais responsáveis pela existência de tudo isso é o proprio ser humano, que é o único capaz de criar algo para facilitar e agilizar os processos do dia-a-dia.
Não há como uma empresa conseguir sobreviver em um mercado tão competitivo se não possuir um sistema de informação que realmente funcione de maneira adequada, auxiliando seus níveis organizacionais com informações de qualidade.
O bom desenpenho de uma empresa depende de um sistema de informaçao,isso faz co que ela tenhas todos os resultados de seus setores na empresa.....
Luu
Verdade.. nosso tema é essencial na nossa vida hoje!!
BjO
Hoje com os avanços tecnologicos é importantissimo um sistema de informação amplo, objetivo e dinamico dentro de uma organização...com todos a corrida do dia a dia nas empresas o essencial usarmos as informações dequalidade e rapidez, sem ela é impossivel e gerenciar
Luciana o sistema de informação esta em nosso dia a dia o seu arquivo esta bem claro e com muita informação parabéns
Postar um comentário